Artistas e público se encontram no tradicional corredor da arte e da cultura urbana, o Viaduto Santa Tereza, para a grande final das batalhas de MC’s.
Na região leste de Belo Horizonte, o Viaduto de Santa Tereza, um dos tradicionais redutos de manifestação da arte urbana, está completando 95 anos, e recebe a grande batalha final de celebração do “Circuito Hip Hop”. Em razão das fortes chuvas, a data foi remarcada para 14 de dezembro , sábado, das 14h às 21h. A premiação será de R$3 Mil para o/a MC Vencedor (a).
O evento reunirá duelos de MC’s e batalha de Danças Urbanas. A MC Mac Julia está entre as atrações convidadas, que fará o encerramento da programação. O Circuito Hip-Hop é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Lumiar. (veja a programação abaixo)
CLASSIFICATÓRIAS E OFICINAS
Nos últimos meses, o Circuito Hip Hop realizou na região Norte da capital e de Venda Nova, uma série de batalhas de MCs classificatórias – cada uma com prêmio de R$700,00 articulando um calendário já promovido pela juventude Hip-Hop de BH e Região Metropolitana.
Em paralelo às batalhas classificatórias, também foram oferecidas oficinas gratuitas sobre o universo da arte urbana, incluindo desde propostas voltadas para a iniciação até outras com foco no mercado, entre elas: “Iniciação ao Graffiti para crianças e jovens”, “Produção Cultural” (oficina on-line) e “Portfólio” (oficina on-line).
BH E O CIRCUITO HIP-HOP
O Circuito Hip-Hop tem promovido na cidade uma programação extensa, aberta ao público, com batalhas de MC’s, Danças urbanas, além de oficinas e rodas de conversa que levam aos participantes, informações sobre a profissionalização no mundo do Hip-Hop, com discussões sobre o mercado de trabalho, produção, comunicação, gestão de carreira e discotecagem, entre outros temas.
O Circuito envolve todos os elementos da cultura Hip-Hop (Djing (efeitos e batidas), o MCing (palavras e rimas), a Dança urbana (corpo e dança) e o Graffiti Writing (traços e cores) e Conhecimento), contemplando artistas de toda a cidade, tendo como Sede de produção, planejamento e realização os Centros Culturais Municipais, além da ocupação de espaços públicos e a colaboração em parceria com artistas, empreendedores, grupos, coletivos, organizações e instituições do entorno do Território.
VIADUTO SANTA TEREZA: 95 ANOS
Neste ano, o histórico Viaduto Santa Tereza celebra seu 95º aniversário. Inaugurado em 1929, o viaduto foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart. Sua estrutura não apenas conecta o centro da cidade ao bairro que lhe empresta o nome, mas também representa um marco histórico e cultural da capital mineira. A proteção e o reconhecimento de estruturas como o Viaduto Santa Tereza são essenciais para manter viva a memória coletiva e o legado cultural de Belo Horizonte.
O viaduto, que se tornou famoso na literatura por meio da obra “Encontro Marcado”, do escritor Fernando Sabino, é mais do que uma simples passagem: ele funciona como um canal para o bairro de Santa Tereza, conhecido por sua valiosa vida cultural e social.
Localização
Localizado na região Leste de Belo Horizonte, o bairro abriga uma vibrante cena artística, com bares e restaurantes que atraem tanto moradores quanto turistas. Santa Tereza também é o berço de grandes talentos musicais que deixaram sua marca na história da música brasileira e mundial. Bandas renomadas como Sepultura e Skank, além do movimento Clube da Esquina, que nasceu de encontros informais entre amigos na esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis, contribuíram para a construção de um patrimônio cultural, com nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes.
O Viaduto Santa Tereza é uma lembrança viva da história e do desenvolvimento de Belo Horizonte. A proteção e o reconhecimento de estruturas como essa são essenciais para manter viva a memória coletiva e o legado cultural de Belo Horizonte.
SERVIÇO
BATALHA FINAL
14 de novembro, sábado – 14h às 21h
Mestres de cerimônia – Erick Moura e Colombiana
14h Fala de Abertura
14h DJ Residente Big Bass Theory + inscrições da batalha de dança (16 inscritos)
15h Batalha de Danças urbanas com os jurados Magu e Chellz
15h Chegada e credenciamento dos MCs selecionados
16h45 Intervenção poética
17h Primeira Chave Batalha de MCs com os jurados Bárbara Sweet e Buka
18h Pocket Show com Guimá do Zilah
18h40 DJ Residente Big Bass Theory
19h Semifinal
19h30 DJ Residente Big Bass Theory
19h45 Final + freestyle do campeão
20h Show Mac Julia
21h Encerramento
Local: Viaduto Santa Tereza
Acesso gratuito | Classificação indicativa: livre